Meu primeiro vaso de hortência!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

História do bouquet



Fonte:www.alienado.net

A história do bouquet

O bouquet de noiva faz parte do casamento desde a antiguidade e inicialmente não trazia flores em sua composição. Na Grécia, onde surgiu, o bouquet era feito de alho, ervas e grãos, com a intenção de se espantar o mau olhado e garantir uma união fértil.

Os romanos tinham como tradição jogar flores e ervas no caminho por onde a noiva estivesse passando para chegar à igreja, e ela ia recolhendo essas flores e montando um bouquet, como símbolo de felicidade.
Na Idade Média, os sentimentos começaram a ser expressados através das flores, e os bouquets ganharam um toque de sofisticação na mistura das flores, que possuíam significados diferentes.
Nessa época era também comum colocar açúcar no meio das flores, para que a noiva se mantesse doce durante o casamento. Muitos significados foram atribuídos aos bouquets de noiva, mas essencialmente, ele representa a fertilidade e nos dias atuais é um adorno muito importante na composição de uma noiva completa.

O significado das flores no bouquet

Sendo tão importante nos detalhes, o bouquet deve estar em total harmonia com a noiva e com toda a decoração do casamento.
As floress devem ser escolhidas conforme o estilo de cada noiva e também pelo significado que elas representam.
As rosas por exemplo, significam o amor em várias formas, os lírios, a pureza, o cactus, perseverança, as margaridas representam inocência, as gérberas, energia e vida e a celósia está associada à fertilidade.
Porém é preciso ter bastante cuidado se quiser levar em consideração o significado das flores na hora de montar o bouquet, pois algumas delas, apesar de lindas, podem representar sentimentos que não condizem com a situação do casamento, como no caso do gerânio escuro que significa tristeza, ou dos cravos, que representam desprezo. Independente das suas escolhas, faça do seu bouquet um tesouro, afinal, você o deixará para uma próxima noiva quando jogá-lo para o alto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário