Em todas as épocas e civilizações, as plantas e as flores estiveram em estreita relação com o homem. Presentes nas atividades básicas da vida, tem servido como alimento, como remédio contra as enfermidades, para obtenção de bem-estar físico e mental, além de serem grandes aliadas nos cuidados com beleza física.
As flores podem ter significados diversos. Em princípio, são símbolos da fugacidade das coisas, da primavera e da beleza. A "flor azul" ou a "flor de ouro" é o símbolo legendário do impossível, presente tanto nas culturas ocidentais quanto nas orientais.
O costume de expressar pensamentos e sentimentos através das flores vem do Oriente. Na arte japonesa do ikebana (arranjo de flores), a flor é efetivamente considerada como modelo do desenvolvimento da manifestação da arte espontânea, sem artifício e, portanto, perfeita.
As flores tem um simbolismo, uma linguagem.
É através delas que nos expressamos nos momentos alegres ou tristes de nossas vidas: no nascimento, nas manifestações de carinho pela pessoa querida, nos casamentos, nos funerais...
Fonte: A linguagem das cem flores - Regina obata
Nenhum comentário:
Postar um comentário