Meu primeiro vaso de hortência!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vivendo como flores....

Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes.
Sinto ódio das que são mentirosas.
Sofro com as que caluniam.
Pois, viva como as flores, advertiu o mestre.
"Como é viver como as flores?",perguntou o discípulo.
"Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
"Elas nascem no esterco,entretanto,são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é  útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo se angustiar com  as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus.
Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
"Isso é viver como as flores."

Antúrio


Nome Científico: Anthurium andraeanum
Nome Popular: Antúrio
Família: Araceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Colômbia
Ciclo de Vida: Perene

O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo. Fez parte de uma moda antiga e teve o brilho renovado recentemente. Utilizada há muito tempo em vasos para decorar interiores, hoje em dia pode compor maciços e bordaduras em jardins externos também. O melhoramento genético proporcionou diversas variedades, com portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa e branca.
Exigente quanto à umidade, deve ser plantada sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica, como a fibra de côco misturado com terra vegetal, com regas frequentes e adubação adequada para florecer

Violeta


Nome Científico: Saintpaulia ionantha
Nome Popular: Violeta, violeta-africana
Família: Gesneriaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África
Ciclo de Vida: Perene

A violeta é uma planta delicada, porém de certa forma rústica e de fácil cultivo. Suas folhas suculentas podem ter formas e tonalidades diferentes de acordo com variedade, mas em geral são verdes e em formato de coração, com a superfície aveludada. As flores, da mesma maneira, podem se apresentar de diversas tonalidades e combinações de branco, rosa, salmão e violeta. Suas formas também variam, podendo ser simples ou dobradas, de bordas lisas ou crespas. É uma planta perfeita para cultivar em vasos pequenos sob a iluminação difusa do lado interior de uma janela.
Devem ser cultivadas a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável, com regas regulares. Não tolerante ao frio e geadas. Multiplica-se através de estaquia das folhas.

Sapatinho de Nossa Senhora



Flores e plantas são cartas de amor da terra.
Aprecie-as e as saboreie como pura poesia.

                                                                    Ted Ó  Neal

Nome Científico: Paphiopedilum sp
Nome Popular: Sapatinho, orquídea-sapatinho, sapatinho-de-dama
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia Tropical
Ciclo de Vida: Perene


As orquídeas do gênero Paphiopedilum são famosas pela peculiar forma de suas flores. Em sua maioria terrestres, elas se caracterizarm por um labelo que parece uma taça ou saco, a sépala dorsal proeminente e as sépalas laterais fundidas e discretas atrás do labelo. As folhas são rígidas, cerosas ou coriáceas, de verde brilhante ou manchadas.
O gênero compreende entre 60-80 espécies, distribuídas desde a Índia à China e às Ilhas Salomão. A característica mais distintiva deste gênero é o estame reduzido em forma de placa, no centro da flor. As flores podem apresentar cores, formas e texturas variadas de acordo com a espécie, variedade ou híbrido.
Devem ser cultivadas sempre à meia-sombra, em substrato de acordo com a espécie, podendo ser terrestre, epífita (vegeta sobre outras árvores) ou litófitas (vegeta sobre rochas). Aprecia a umidade e regas regulares, realizadas sempre que o substrato secar. Multiplica-se por divisão da planta, preservando a estrutura completa das mudas, com folhas, rizoma e raízes


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dica de leitura


Livro: Viva com as flores
Autora: Cristina Von
Editora: Disal
As flores fazem parte da eternidade dos bons momentos e das principais celebrações da vida: nascimentos, aniversários, casamentos e despedidas. Viver com as flores é viver entre fragrâncias, cores, texturas e até sabores. Inspire-se nessa arte e descubra tudo que as flores podem fazer por você.

Comigo ninguém pode



Deus também plantou um jardím em sua imaginação.
Esteja onde estiver,você pode cultivar uma flor da campina em sua mente.

                                                                                          Ted Ó Neal

Vaso de Anturio e Onze Horas...



A natureza e a jardinagem nos permitem co-criar e re-criar com alegria. Acaso Deus nos criou pelo simples prazer de nos criar?!

Ted Ó Neal

Terapía da Jardinagem




O jardim nos une ao mundo de muitas maneiras que não conhecemos.
           Abrace o desafio de descobrir cada vez mais sobre a jardinagem e a natureza
e descobrir cada vez mais sobre a vida e você!


                                                                                                Ted Ó Neal

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bom-dia, boa-noite



Esta florzinha traz muita lembrança de minha infância.
Desde criança a encontro esparramada por todos os jardins e calçadas. Na casa da minha mãe tinha duas grandes moitas dela. Minha mãe as chamava de bom-dia e boa-noite. Assim o tempo foi passando e elas continuaram a embelezar os jardins e as calçadas das ruas.
Quando me casei e mudei de casa, fiz um pequeno jardim e plantei essas florzinhas. Minha filha nasceu e quando completou 03 anos ela começou a perceber como eu cuidava das florzinhas, e para minha surpresa ela me perguntou se eu gostava mais da flor do que dela. Então contei uma historinha que todas as mães contam para consolar os filhos. Deu certo, e ela também passou a gostar e admirar a nossa florzinha.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Plantas que atraem



Apesar de parecer sem atividade durante algumas estações, um jardim florido sempre atrai insetos voadores e pássaros em busca de alimentos. As flores que contêm nectar atraem borboletas, abelhas e beija-flores, que acabam as polinizando e reproduzindo.
Algumas dicas para atrair esses bichinhos para seu jardim:
Para atrair abelhas: alguns dos chamados agentes polinizadores são seletivos e são atraídos por determinada flor, com coloração e forma específica. Observadores notaram que as abelhas são mais atraídas por flores de corola curta e de coloração amarela e azul.
Para atrair beija-flores: os beija-flores, com seus bicos estreitos e longos, são atraídos por flores campanuladas e de coloração amarela e vermelha. Algumas plantas são de fácil cultivo e bonitas, e com certeza farão do jardim um ambiente própício para o aparecimento desses pássaros.
Entre as espécies que atraem os beija-flores estão o hibisco, brinco-de-princesa, camarão vermelho, candelabro de ouro, alegria-de-jardins e tajetes.
Para atrair borboletas: as borboletas apreciam flores de corola estreita tipo funil, e são menos sensíveis à coloração. São atraídas por lantanas e pentas.

                                                                                                                                  Jornal Gazeta

                                                                                       Fonte: http://www.dicasdejardinagem.com.br/

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rosas - Como cuidar

  • Nome Científico: Rosa x grandiflora
  • Nome Popular: Rosa, roseira, rosa-arbustiva, roseira-grandiflora
  • Família: Rosaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: China e Japão
  • Ciclo de Vida: Perene
A rosa é a principal flor de corte comercial no mundo. Musa inspiradora de todas as artes, desde a pintura até a poesia, a rosa possui muitos significados em nossa cultura. Arbustiva e muito exigente em fertilidade e manejo a roseira aprecia o clima ameno. Além de flor de corte pode ser cultivada em vasos, isolada ou em grupos no jardim, formando charmosos maciços.
Suas flores originalmente são simples, mas com o melhoramento genético obtivemos milhares de variedades dobradas e de diversas cores e combinações. As hastes são longas e verdes, e apresentam acúleos (espinhos) e folhas pinadas, dividas em lóbulos de margens serrilhadas.
  Deve ser cultivada sempre a pleno sol em solo corrigido e adubado com esterco curtido, farinha de ossos e cinzas. As regas devem ser regulares e as podas muito cuidadosas e corretas para estimular a floração. Multiplica-se por enxertia.

Rosa Verde

Essa é a minha rosa verde, que  levei para o Vale, se tornou a minha princesinha, e o meu xodó pois, 
só eu a tenho.Vejam como ela é linda e verdinha.......


domingo, 25 de setembro de 2011

Dica de leitura


Livro: Guia de jardinagem - Conselhos e sugestões
Autora: Pippa Greenwood
Editora: Civilização

Este guia contém conselhos de uma especialista do programa "Gardeners Question Time" da BBC de Londres; conselhos práticos que garantem o sucesso de um jardim e ainda outros conselhos úteis sobre jardinagem, como pouca manutenção; soluções inteligentes para os problemas e dinheiro; caixas especiais de sugestões que dão realce às técnicas.

Em poucas palavras



Em todas as épocas e civilizações, as plantas e as flores estiveram em estreita relação com o homem. Presentes nas atividades básicas da vida, tem servido como alimento, como remédio contra as enfermidades, para obtenção de bem-estar físico e mental, além de serem grandes aliadas nos cuidados com beleza física.
As flores podem ter significados diversos. Em princípio, são símbolos da fugacidade das coisas, da primavera e da beleza. A "flor azul" ou a "flor de ouro" é o símbolo legendário do impossível, presente tanto nas culturas ocidentais quanto nas orientais.
O costume de expressar pensamentos e sentimentos através das flores vem do Oriente. Na arte japonesa do ikebana (arranjo de flores), a flor é efetivamente considerada como modelo do desenvolvimento da manifestação da arte espontânea, sem artifício e, portanto, perfeita.
As flores tem um simbolismo, uma linguagem.
É através delas que nos expressamos nos momentos alegres ou tristes de nossas vidas: no nascimento, nas manifestações de carinho pela pessoa querida, nos casamentos, nos funerais...

Fonte: A linguagem das cem flores - Regina obata

Amarílis - Como cuidar

Nome popular: Amarílis, Açucena, Flor-da-imperatriz.
Nome científico: Hippeastrum hibridum.
Família: Amaryllidaceae.
Origem: Peru
A Amarílis é uma planta herbácea, fruto de inúmeras hibridações feitas na Holanda. Seu cultivo em vasos é muito popular em todo o mundo. Possui flores muito vistosas, com folhagem que pode ou não desaparecer no inverno.
Como cuidar: A Amarílis cresce melhor em temperaturas medianas, mas em temperaturas mais baixas a floração é prolongada. Quando a planta estiver em pleno crescimento das folhas, mantenha ela em um local muito bem iluminado, com bastante sol direto.
Geralmente são cultivados em vasos, mas podem ser plantados em sol pleno como bordadura ou em conjuntos.
Tanto o solo dos vasos como dos canteiros deve ser fértil, bem drenado e irrigado periodicamente, mas deixe os primeiros 2 cm de solo secarem antes de regá-la novamente. Regas em excesso podem levar ao apodrecimento da planta.
Como reproduzir: Pode ser multiplicada principalmente pela divisão de bulbos. Anualmente, a planta forma bulbos quando envelhecem. Os bulbos podem ser encontrados para venda em algumas lojas de jardinagem. Multiplicam-se facilmente por bulbos, os quais devem ser separados da planta-mãe após o desaparecimento da folhagem.

Amarílis

Esta flor vem me acompanhado à 27 anos, ganhei um bulbo da minha sogra o qual plantei e fiquei na expectativa do seu crescimento .Eu não a conhecia e ela demorou quase um ano para me mostrar toda a sua beleza fiquei completamente apaixonada. Desde então passei a cultiva-la tenho um carinho muito grande por ela e fico aguardando o ano inteiro para ver sua floração .


sábado, 24 de setembro de 2011

Tenho um chalezinho num vale onde passo os fins de semana e fico contando os dias para saber com qual surpresa a natureza me brindará.
Hoje cheguei e me deparei com essa maravilha!

Essas orquídeas ficam bem na porta de entrada aguardando minha chegada. E toda vez que passo por elas me encho de alegria.

Trem das cores

A franja na encosta
Cor de laranja
Capim rosa chá
O mel desses olhos luz
Mel de cor ímpar
O ouro ainda não bem verde da serra
A prata do trem
a lua e a estrela
Anel de turquesa
Os átomos todos dançam
Madruga
Reluz neblina
Crianças cor de romã
entram no vagão
O oliva da nuvem chumbo
Ficando
Para trás da manhã
E a seda azul do papel
Que envolve a maçã
As casas tão verde e rosa
Que vão passando ao nos ver passar
Os dois lados da janela
E aquela num tom de azul
Quase inexistente, azul que não há
Azul que é pura memória de algum lugar
Teu cabelo preto
Explícito objeto
Castanhos lábios
Ou pra ser exato
Lábios cor de açaí
E aqui, trem das cores
Sábios projetos:
Tocar na central
E o céu de um azul
Celeste celestial.
            
                                                                                            Caetano Veloso